Reflection: Dia do professor


São eles que nos movem adiante, nos fazem crescer.  De modo que não prontificam as respostas, mas de forma que instigam-nos a pensar para resolver.
Gastam inúmeras horas, muitas das vezes em momentos que não os são oportunos, pela busca de caminhos melhores... Durante o trajeto de nossas vidas, pode se dizer que eles utilizam de ocasiões, pensando em caminhos alternativos para indicar-nos durante nossa infância e juventude, pois é significativo o tempo que passamos junto, superando, talvez, o período que estamos com nossa própria família.
Na forma modesta de ser, compartilham conosco a vivencia e modelos de viver, a cada aula ministrada ou no próprio diálogo entre as explicações, não apenas deixam um pedaço de si, como também, expõe momentos de uma vida real, e num contar de histórias permite ao interlocutor aprender nas articulações, maneiras de sobressair aos contratempos da vida, através do denominado conhecimento.
Neste mundo de incertezas, somos obrigados a enxergá-lo por via de nossas lentes embaçadas pela velhice dos conceitos, que distorcem a realidade. Muitas vezes somos induzidos, pelas incertezas de caminhos duvidosos, traídos por nosso olhar supérfluo, e é lá que aparecem na sua totalidade, para clarear sobre o horizonte da vida.  
O dicionário Aurélio traz uma concepção, sobre um termo, segundo ele: aquele que ensina uma arte, uma atividade, uma ciência, uma língua, etc. É denominado Professor, todavia Professor vai além da discrição por palavras, ele é presença e é subjetividade, bem como aquele que ensina ao lhe abrir a mente e permite asas à imaginação de sua “segunda família”.

Comentários

  1. linda homenagem Carol!
    esses dias assisti um filme lindo sobre a arte de educar e uma professora muito idealista e extremamente inspiradora: Escritores da Liberdade. é incrível!!

    :*

    ResponderExcluir
  2. Que lindo,Carol.
    Esse texto fez jus ao trabalho árduo e não recompensado dos professores.Eles,sim,são heróis.

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem! Estou com saudade de suas postagens ...

    ResponderExcluir
  4. gostei da homenagem. ser professor é a profissão mais importante pra mim, sem ele não havia as outras!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas