Book: O Cortiço

Um livro que vai te fazer conhecer mais sobre os problemas sociais existentes no início do século XIX que até hoje existem em um certo grau, com algumas diferenças, o livro se chama O Cortiço de Aluísio de Azevedo
Nesse livro não há personagens principais, o cortiço onde vários personagens moram é o protagonista, porque é nele que desenvolve a trama, que baseia no cotidiano daquelas pessoas pobres que vivem na miséria.
O Cortiço pertence a escola literária Naturalismo, onde prega que as pessoas são frutos do meio, raça e história, ou seja, no caso desse livro, os moradores do cortiço terão comportamento "baixo" por serem pobres, na maioria negros e histórias cruéis contadas no decorrer dos capítulos.
Há vários exemplos bem claros de personagens modificados pelo meio como por exemplo: Jerônimo que era um português trabalhador, fiel com sua família, que vivendo na realidade do cortiço, deixa sua família por Rita Baiana, e não dá mais apoio financeiro para a família ou Pombinha, uma moça inocente criada para ser uma boa esposa, que após ter contato com uma prostituta, torna-se prostituta lésbica. 
Enfim, O Cortiço é um livro massante por ser muito detalhista e contar a história de vários personagens ao mesmo tempo, porém se antes de ler ter a compreensão do objetivo do livro que é fazer um esboço da realidade do Brasil no século XIX, a leitura passa do nível de obrigação para o nível de conhecimento. 

Comentários

  1. Eu tive esse livro por muito tempo mas nunca me animei para ler, acabei doando.

    ResponderExcluir
  2. Tenho este livro em casa, mas com outra capa, nunca li.. me falta vontade! rs.. não é um tema que me agrade muito :/ .. Ótima semana flor!

    ResponderExcluir
  3. Cara, minhas aulas de literatura foram REPLETAS de resumos e comentários de O Cortiço. Inclusive, fizeram uma peça também. Gostei bastante, embora seja meio tenso em alguns momentos hehe Bjs bjs

    ResponderExcluir
  4. Um classico, que eu ainda não tive oportunidade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eiu li esse livro uma vez pro vestibular, não teria coragem de ler de novo, hehehe! Beijos
    www.sassiclaudio.com

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro! Parece ser interessante, e claro, ajuda para o vestibular :)

    Conte sempre comigo Carol! Já te acompanho a um bom tempo e assim como você já te considero uma amiga! :D

    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu adoro esse livro, ainda estou pra ler a versão original pois o que eu li era uma versão para jovens que eu ganhei. Gostei muito, mas imagino que o verdadeiro seja melhor.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo seu post, acho que não me interesso por esse livro, mas, de qualquer forma, boa indicação.
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  9. Dizem que o protagonista é o próprio Cortiço.
    ~~ Emilie Escreve ~

    ResponderExcluir
  10. Já li quando solicitado na escola, gostaria de ler de novo, mas pelo que me lembro é bom.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas